COM VOCÊ PERTO DE MIM
PRIMEIRA SEMANA - DE 20 A 23 DE JANEIRO DE 2011
Na primeira semana do projeto, O cantor e compositor Danilo Caymmi, acompanhado do músico Muri Costa abre os shows do Teatro III, no CCBB.
A relação da família Caymmi com Helvius se consolidou em 1972 após uma temporada no México, após sua volta ao Brasil. Retomada sua atuação como instrumentista e arranjador, Helvius participa de shows ao lado de diversos artistas, como Elizeth Cardoso, Alceu Valença, Nana Caymmi, Tito Madi, Quarteto em Cy, Paulinho da Viola, Milton Nascimento e a Família Caymmi. Em 1991, atuou como instrumentista ao lado de Dorival, Nana, Dori e Danilo Caymmi, no Festival de Montreux (Suíça) e ao longo de sua carreira, assinou arranjos para vários discos e shows Nana Caymmi.
Um pequeno histórico dos artistas desta primeira semana:
DANILO CAYMMI - Iniciou a carreira artística, participando como flautista, da gravação do disco "Caymmi Visita Tom", de 1964. Seu primeiro trabalho como compositor a ser registrado foi com a música "De Brincadeira", feita em parceria com Edmundo Souto, interpretada por Mário Castro Neves em 1967. Atuou como flautista e compositor, obtendo o terceiro lugar no III Festival Internacional da Canção, na fase nacional, transmitido pela Rede Globo, em 1968, com a canção Andança, sendo seus parceiros na composição Edmundo Souto e Paulinho Tapajós. Fez sucesso com a canção Casaco Marrom, composta juntamente com Guarabyra, na voz da cantora Evinha. Danilo trabalhou com seus irmãos e fez espetáculos em 1973 com Edu Lobo e no mesmo ano, participou da gravação do disco "Matança do Porco", do grupo Som Imaginário. Em 1983 entra para o conjunto musical Banda Nova de Tom Jobim. Foi convidado pela TV Globo (Rede Globo) a escrever trilhas musicais para alguns seriados e novelas como Riacho Doce, Teresa Batista, Corpo e Alma e Mulheres de Areia, sendo lançado o longplay Trilhas. Em 2001 participou com Roberto Menescal, Marcos Valle e Wanda Sá do Fare Festival, realizado em Pavia, na Itália pela Società dell'Academia.
Fez turnê nas seguintes cidades: Estocolmo, na Suécia; Helsinki na Finlândia e em Moscou, na Rússia. Em comemoração aos noventa anos do pai, lançou em 2004, junto com seus irmãos Nana e Dori, o compact disc Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo, com os maiores sucessos de Dorival Caymmi. Em 2009, lançou pela Rob Digital, em parceria com o Canal Brasil (TV por Assinatura), o CD e DVD "Danilo Caymmi e Amigos", cujo registro teve a participação de Roberto Menescal, Fafá de Belém, Zé Renato, Claudio Nucci, Dori Caymmi e sua filha Alice Caymmi.
MURI COSTA - Iniciou sua carreira musical como multiinstrumentista no grupo A Barca do Sol , ao lado de Nando Carneiro, Jaques Morelenbaum, Marcelo Costa, Alain Pierre, Beto Rezende e David Ganc. O grupo trabalhou com Egberto Gismonti no início da década de 1970, e em 1974, gravou o LP "A Barca do Sol". O disco registrou suas canções "A Barca do Sol" (com Nando Carneiro e João Carlos Pádua) e "Fantasma da Ópera" (com Geraldo Carneiro), esta última, muito executada nas rádios. Em 1978 integrou o grupo Céu da Boca, fazendo shows em vários teatros. Em 1980 fez trilhas para comerciais e vídeos, como "Rio Cena Contemporânea I", e para a minissérie "Tereza Batista" (Rede Globo) ao lado de Danilo Caymmi. Atuou com vários artistas, como Gal Costa, Daniela Mercury, Miúcha, Tom Jobim, Danilo Caymmi, Dori Caymmi, Elba Ramalho, Paulinho da Viola, Leny Andrade, Nelson Sargento, Milton Nascimento, Marlui Miranda, Sá & Guarabyra, Beth Carvalho, Wagner Tiso e Gilberto Gil. Como diretor musical, fez discos para Clara Sandroni, Bia Bedran, Nana Caymmi e Vanja Orico. Acompanhou Dorival Caymmi em mais de 50 shows pelo Brasil e exterior. Gravou em 1992 seu primeiro disco solo, no qual interpretou várias composições de sua autoria e ainda "Chega de tarde" (Danilo Caymmi e Cacaso). Em seguida, excursionou por São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador (Bahia) e Belo Horizonte (Minas Gerais) e em cidades do exterior como Lisboa, Nova York, Hong Kong e Bangcoc. No ano seguinte, ao lado de Paulo Malaguti, Rita Peixoto, Soraya Ravenle e Eveline Hecker, fundou o grupo Arranco de Varsóvia (hoje Arranco), com o qual gravou o CD "Quem é de sambar", atuando como arranjador, cantor, além de tocar cavaquinho e violão. Em 1998, lançou com o grupo Arranco o CD "Samba de Cartola". Como músico, trabalhou também com Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Renato Russo, Emílio Santiago, Adriana Calcanhoto e Simone Moreno. Participou em 2001 do grande sucesso musical da temporada carioca, o show "Cantores do Chuveiro - A História da MPB", escrito, dirigido e narrado no palco por Ricardo Cravo Albin.
Um pequeno histórico sobre a vida do homenageado.
HELVIUS VILELA - Pianista, compositor e arranjador. Tocou e fez arranjos para artistas dos mais diversos estilos tais como: Elizeth Cardosa, Alceu Valença, Milton Nascimento, Nana Caymmy, Carlos Lira, Edu Lobo, Paulinho da Viola, Tito Madi, Miucha, Marlene, Francis Hime, Chico Buarque, etc. Musicou poemas de Carlos Drummond de Andrade lidos pelo próprio no LP Duplo “ANTOLOGIA POETICA” – Polygram. Compôs a trilha da 1ª versão para cinema de “O CORONEL E O LOBISOMEM” e atuou com alguns dos artistas citados em Nova Iorque, Cuba, Argentina, Uruguai, Chile, México (onde residiu por um ano), Los Angeles, Espanha, Suíça (Festival de Montreux) e França. Recebeu em 2010 o “PRÊMIO SHELL” pela direção musical e arranjos para o musical “RÁDIO NACIONAL”.
Nestes quatro shows que irá apresentar no Teatro III do CCBB, o roteiro é basicamente Caymmi, incluindo músicas de sua autoria e músicas de seu pai, Dorival.
Roteiro Musical do Show
Você ja foi a Bahia?
Milagre
Canção da partida
Vatapá
Maracangalha
O que é que a baiana tem?
Nem Eu
Peguei um Ita no norte
Fiz uma viagem
Sábado em Copacabana
Retirantes
A Felicidade
Samba do Avião
Eu sei que vou te amar
Andança
Casaco Marron
O bem o Mal
SERVIÇO.
Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro III
Horário: quinta a domingo, às 20h
Local: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Bilheteria/Informações: Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefone: (21) 3808-2020
Ingressos: R$ 10 (inteira) | R$ 5 (meia entrada para estudantes, professores, funcionários e correntistas do Banco do Brasil e maiores de 60 anos)
Classificação: 10 anos
Duração: 100 min
Nenhum comentário:
Postar um comentário